OBJETIVO:
Inserir a tecnologia na sala de aula, utilizando o Blog como ferramenta tecnológica para pesquisa, análise, interpretação, reflexão, compartilhando conhecimentos e aprendizagem, através de diversos temas que fazem parte do cotidiano de nossos alunos.
TEMA: THE MUSIC IN YOUR LIFE
Como primeiro tema, pesquisar e analisar as letras de músicas atuais, com foco para Análise e Argumentação de Textos, envolvendo reflexões sobre aspectos da relação com o contexto social de sua época e influências no comportamento da sociedade.
JUSTIFICATIVA:
Sendo a música uma das formas de comunicação entre os jovens, procuramos elementos nas letras que podem retratar a sociedade de sua época e fazer um comparativo dos jovens de diferentes regiões, cidades ou países.
PERGUNTAS CENTRAIS:
- Que tipo música, letra, autor você escolheu?
- Quando foi escrita esta letra?
- Quais trechos e contribuição desta música podem trazer relações diretas com a vivência da sociedade atual, em sua cidade, estado, ou país? Justifique.
- Você consegue encontrar relações entre o comportamento e vida das sociedades descritas nas letras das músicas de seus parceiros e nas de seu país?
- Quais relações? Há aspectos particulares de cada país?
ESTRUTURA DAS ATIVIDADES:
Trocas Interpessoais através de Blog e email.
PÚBLICO-ALVO:
Séries:
NÚMERO ESTIMADO DE ALUNOS ENVOLVIDOS:
Aproximadamente, ......... Alunos por sala de aula.
IDIOMA:
Português / Inglês /
REQUISITOS TÉCNICOS BÁSICOS:
Conhecimento quanto ao manuseio de micro computadores, emails, pesquisa em sites, Internet e estrutura para criação do blog e as ferramentas disponíveis na internet.
RELEVÂNCIA CURRICULAR:
Língua Portuguesa, Língua Inglesa.
CONTEÚDO:
Análise e Produção de textos voltados para argumentação.
Estudo do comportamento social dentro de um contexto histórico através da música.
MEIO DE COMUNICAÇÕES:
Blogs e emails.
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES:
Início do projeto: ....................
Final do projeto: ....................
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
O desenvolvimento das atividades será feito da seguinte forma:
Passos:
(1º) Dividir a sala em 04 (quatro) grupos e criar um e-mail para cada grupo, para facilitar a comunicação.
(2º) Cada grupo deverá criar um blog como ferramenta do projeto.
(3º) Pesquisar músicas/letras de sua preferência, de acordo com a escolha do grupo, via Internet.
(4º) Alimentar o blog com os assuntos pertinentes ao projeto e demais itens para debater e compartilhar informações.
(5º) Análise em grupo da letra da música, de acordo com as perguntas e questionamentos:
Que tipo música, letra, autor você escolheu? Quando foi escrita esta letra?
Quais trechos e contribuição desta música podem trazer relações diretas com a vivência da sociedade atual, em sua comunidade, cidade, estado, ou país? Justifique.
Você consegue encontrar relações entre o comportamento e vida das sociedades descritas nas letras das músicas de seus parceiros? Quais relações? Há aspectos particulares de cada nessas letras?
(5º) Utilizando o blog para os debates e respostas dos questionamentos, cada grupo deverá apresentar em sala de aula, o parecer e finalização do projeto.
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados de acordo com as pesquisas, análises, troca de e-mails, apresentação do blog e seu conteúdo, pelo professor responsável.
O professor envolvido no projeto no projeto fará um relatório final.
RECURSOS:
Motores de busca:
Sites para pesquisas:
- Som Brasil
Site com programas de músicas para computador, letras, MID, karaokê, etc...
- Lyrics
site contendo letras de musicas nacionais e internacionais.
COORDENADORA DO PROJETO:
Profa. Ingrid de Almeida Babicsak – disciplina de Inglês
E-mail: ingridteacher@yahoo.com.br
Escola: Colégio Lumbini - http://colegiolumbini.com.br
Blog do projeto: http://saladeaulacomblog.blogspot.com/
Nossa teacher vc é a única professora que fez esse tipo de projeto com a gnte obrigado por essa oportunidade
ResponderExcluirbeijos Mari!
Hi, I'm Lucas and I am really enjoying this project.
ResponderExcluirHello teacher!! How are you??
ResponderExcluirI'm Fine...
I enjoyed this project because it's a new experience for us!!
I love english and your classes!!
I wanna make a question:
What is to do now??
Kisses!