quinta-feira, 31 de março de 2011

The music

Hello my dears students !!!!

You should choose an international music and post it in your blog, then you should answer some questions:

a) Why do you like this song ?

b) Where does this song come from ?

c) Describe about the singer or group. (nacionality, age, job, free time activities and personality)

terça-feira, 29 de março de 2011

Primeiro dia de trabalho

Hoje levei meus alunos para iniciarem o nosso projeto.
Todos fizeram um email e já começaram a montar o blog.
Em breve teremos mais novidades !!!!!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Colégio Lumbini

Este projeto será realizado no Colégio Lumbini - cidade de Suzano.
Professora responsável: Ingrid de Almeida Babicsak.
Disciplina: Língua Inglesa
Turma: Ensino Fundamental
Ano: 2011

Projeto: Sala de Aula com Blog

 
OBJETIVO:
Inserir a tecnologia na sala de aula, utilizando o Blog como ferramenta tecnológica para pesquisa, análise, interpretação, reflexão, compartilhando conhecimentos e aprendizagem, através de diversos temas que fazem parte do cotidiano de nossos alunos.

TEMA: THE MUSIC IN YOUR LIFE   
Como primeiro tema, pesquisar e analisar as letras de músicas atuais, com foco para Análise e Argumentação de Textos, envolvendo reflexões sobre aspectos da relação com o contexto social de sua época e influências no comportamento da sociedade.

JUSTIFICATIVA:
Sendo a música uma das formas de comunicação entre os jovens, procuramos elementos nas letras que podem retratar a sociedade de sua época e fazer um comparativo dos jovens de diferentes regiões, cidades ou países.

PERGUNTAS CENTRAIS:
  • Que tipo música, letra, autor você escolheu?
  • Quando foi escrita esta letra?
  • Quais trechos e contribuição desta música podem trazer relações diretas com a vivência da sociedade atual, em sua cidade, estado, ou país? Justifique.
  • Você consegue encontrar relações entre o comportamento e vida das sociedades descritas nas letras das músicas de seus parceiros e nas de seu país?
  • Quais relações? Há aspectos particulares de cada país?
ESTRUTURA DAS ATIVIDADES:
Trocas Interpessoais através de Blog e email.

PÚBLICO-ALVO:
Séries:

NÚMERO ESTIMADO DE ALUNOS ENVOLVIDOS:
Aproximadamente, ......... Alunos por sala de aula.

IDIOMA:
Português / Inglês /

REQUISITOS TÉCNICOS BÁSICOS:
Conhecimento quanto ao manuseio de micro computadores, emails, pesquisa em sites, Internet e estrutura para criação do blog e as ferramentas disponíveis na internet.

RELEVÂNCIA CURRICULAR:
Língua Portuguesa, Língua Inglesa.

CONTEÚDO:
Análise e Produção de textos voltados para argumentação.
Estudo do comportamento social dentro de um contexto histórico através da música.

MEIO DE COMUNICAÇÕES:
Blogs e emails.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES:
Início do projeto: ....................
Final do projeto:  ....................

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:

O desenvolvimento das atividades será feito da seguinte forma:

Passos:

(1º) Dividir a sala em 04 (quatro) grupos e criar um e-mail para cada grupo, para facilitar a comunicação.

(2º) Cada grupo deverá criar um blog como ferramenta do projeto.

(3º) Pesquisar músicas/letras de sua preferência, de acordo com a escolha do grupo, via Internet.

(4º) Alimentar o blog com os assuntos pertinentes ao projeto e demais itens para debater e compartilhar informações.

(5º) Análise em grupo da letra da música, de acordo com as perguntas e questionamentos:

Que tipo música, letra, autor você escolheu? Quando foi escrita esta letra?
Quais trechos e contribuição desta música podem trazer relações diretas com a vivência da sociedade atual, em sua comunidade, cidade, estado, ou país?  Justifique.

Você consegue encontrar relações entre o comportamento e vida das sociedades descritas nas letras das músicas de seus parceiros? Quais relações? Há aspectos particulares de cada nessas letras?

(5º) Utilizando o blog para os debates e respostas dos questionamentos, cada grupo deverá apresentar em sala de aula, o parecer e finalização do projeto.

AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados de acordo com as pesquisas, análises, troca de e-mails, apresentação do blog e seu conteúdo, pelo professor responsável.

O professor envolvido no projeto no projeto fará um relatório final.


RECURSOS:

Motores de busca:

Sites para pesquisas:

- Confecção do Blog
http://www.blogger.com 

- Som Brasil
Site com programas de músicas para computador, letras, MID, karaokê, etc...

- Lyrics
site contendo letras de musicas nacionais e internacionais.

COORDENADORA DO PROJETO:

Profa. Ingrid de Almeida Babicsak – disciplina de Inglês
Escola: Colégio Lumbini - http://colegiolumbini.com.br
Blog do projeto: http://saladeaulacomblog.blogspot.com/